Pular para o conteúdo principal

100 anos de Relações Públicas no Brasil e os desafios em Alagoas

Klebson Candido
Com o tema “Perspectivas para as Relações Públicas em Alagoas”, a II Jornada Alagoana de Relações Públicas (JARP), idealizada pelo Grupo de Pesquisa de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - CORPs-UFAL trará uma programação voltada à comunicação ao Centro de Convenções e de Exposições Ruth Cardoso, durante a 7ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, dia 29 de novembro, das 9h30 às 17h, na sala Pajuçara.
A coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas, Sandra Nunes, que estará na mesa de debates da JARP falou ao blog sobre os desafios dos profissionais e estudantes em Alagoas no ano em que se comemora 100 anos de atividade de Relações Públicas no Brasil.
“O maior desafio é construir uma identidade como profissão sólida. Alagoas ainda não sabe o que é Relações Públicas. Não sabe o que faz esse profissional. Temos uma grande tarefa”, disse.
Para Sandra Nunes, a importância da consolidação da Jornada Alagoana de Relações Públicas está relacionada àquela ideia de construção de uma identidade profissional. É importante também para os encontros e reencontros, para saber mais sobre as experiências da área em Alagoas a partir de relatos dos colegas, para o desenlace de discussões e aproximações necessárias às interações e à evolução do pensamento em Relações Públicas. 
A coordenadora expressou ainda sua visão sobre o atual perfil dos estudantes de comunicação, com as habilidades teóricas e práticas imprescindíveis para a configuração atual de mercado.
 “Os futuros profissionais precisam desenvolver habilidades para sua atuação nas diversas entidades, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor. Tais habilidades estão relacionadas à sua formação nas teorias da comunicação, das relações públicas, assim como se referem a uma formação geral que permita a cada aluno desenvolver uma visão do todo organizacional e social, mesmo quando se atém a uma parte deste”, finalizou.
A II Jornada Alagoana de Relações Públicas está com inscrições gratuitas abertas https://www.doity.com.br/jornadarpal/inscricao, emitirá certificado de horas flexíveis aos participantes e solicitará durante o credenciamento no dia do evento, a doação de uma lata (ou dois pacotes) de leite em pó que serão revertidos para o Lar de Amparo à Crianças para Adoção – LACA.
Mais informações:
@jornadarpal

#JARP2015     

Confira o convite de Sandra Nunes para a JARP 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa de debates - JARP 2015

Klebson Candido O Centro de Convenções e de Exposições Ruth Cardoso contará com uma programação voltada à comunicação. É a II Jornada Alagoana de Relações Públicas (JARP), que acontece durante a Bienal do Livro e promete reunir alunos, docentes e profissionais da área. A JARP 2015 reúne em sua programação palestra, conferência, oficina e mesa de debates que dará o ponta pé inicial à 2ª edição da “Jornada”. “Os participantes poderão conferir um amplo debate sobre as Relações Públicas e as perspectivas para a profissão, uma vez que teremos representação da academia, do mercado e das instituições de classe, além disso, os estudantes trarão suas experiências”, disse Adriana Thiara Oliveira, docente do Instituto Federal de Alagoas e mediadora do debate. Sobre a realização da JARP durante a Bienal do Livro, a docente do IFAL disse ainda: “Estamos finalizando as celebrações do Centenário das Relações Públicas. Em 2014, quando fizemos a JARP , fizemos para abrir o ano do centenário, a

OFICINA DE GESTÃO DE EVENTOS

Ontem, dia 3 de outubro, a Jornada Alagoana de Relações Públicas realizou o primeiro evento do ano, a Oficina de Organização de Eventos. Realizado no bloco de Comunicação Social (COS), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve início às 19h e contou com três convidados.                    Apresentados pela Professora Adriana Thiara, os palestrantes foram: Fabiano Said, gerente da empresa PromoSix; Valéria Alves, professora do Ifal dos cursos de Turismo e Hotelaria; Drica Cerqueira, formada em Jornalismo pela Ufal.             A primeira a falar foi Valéria - formada em Relações Públicas e mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Federal do Ceará - conversou com os participantes sobre eventos acadêmicos; Depois, Drica Cerqueira - formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e fez três cursos nas áreas de eventos e cerimoniais, fundadora da empresa Lumiar - deu ênfase na organização de casamentos; O último a falar foi Fabia