Pular para o conteúdo principal

100 anos de Relações Públicas no Brasil e os desafios em Alagoas

Klebson Candido
Com o tema “Perspectivas para as Relações Públicas em Alagoas”, a II Jornada Alagoana de Relações Públicas (JARP), idealizada pelo Grupo de Pesquisa de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - CORPs-UFAL trará uma programação voltada à comunicação ao Centro de Convenções e de Exposições Ruth Cardoso, durante a 7ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, dia 29 de novembro, das 9h30 às 17h, na sala Pajuçara.
A coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas, Sandra Nunes, que estará na mesa de debates da JARP falou ao blog sobre os desafios dos profissionais e estudantes em Alagoas no ano em que se comemora 100 anos de atividade de Relações Públicas no Brasil.
“O maior desafio é construir uma identidade como profissão sólida. Alagoas ainda não sabe o que é Relações Públicas. Não sabe o que faz esse profissional. Temos uma grande tarefa”, disse.
Para Sandra Nunes, a importância da consolidação da Jornada Alagoana de Relações Públicas está relacionada àquela ideia de construção de uma identidade profissional. É importante também para os encontros e reencontros, para saber mais sobre as experiências da área em Alagoas a partir de relatos dos colegas, para o desenlace de discussões e aproximações necessárias às interações e à evolução do pensamento em Relações Públicas. 
A coordenadora expressou ainda sua visão sobre o atual perfil dos estudantes de comunicação, com as habilidades teóricas e práticas imprescindíveis para a configuração atual de mercado.
 “Os futuros profissionais precisam desenvolver habilidades para sua atuação nas diversas entidades, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor. Tais habilidades estão relacionadas à sua formação nas teorias da comunicação, das relações públicas, assim como se referem a uma formação geral que permita a cada aluno desenvolver uma visão do todo organizacional e social, mesmo quando se atém a uma parte deste”, finalizou.
A II Jornada Alagoana de Relações Públicas está com inscrições gratuitas abertas https://www.doity.com.br/jornadarpal/inscricao, emitirá certificado de horas flexíveis aos participantes e solicitará durante o credenciamento no dia do evento, a doação de uma lata (ou dois pacotes) de leite em pó que serão revertidos para o Lar de Amparo à Crianças para Adoção – LACA.
Mais informações:
@jornadarpal

#JARP2015     

Confira o convite de Sandra Nunes para a JARP 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Francamente... O que falar de elições?!

               No último dia 12 de novembro, a equipe da III Jornada Alagoana de Relações Públicas (Jarp) realizou seu último pré-evento antes da realização da Jornada. Tivemos uma mesa redonda com a participação de seis profissionais das áreas de comunicação e ciência política. A recepção dos participantes começou às 10h, na Sala de Formação do Maceió Shopping.             Mediados por Adriana Tiara e Delane Barros, os palestrantes fizeram uma analise da conjuntura das eleições municipais de 2016. Foram eles: Carlos Madeiro, jornalista; Allan Agra, publicitário; Willber Nascimento, cientista político; Marcos Roberto, relações públicas; Cláudia Galvão, jornalista e Gilson Monteiro, também jornalista.  Juntos construíram uma linha de debate riquíssima para os participantes.             Houve também sorteio de ingressos para ci...

Marketing Político x Marketing Eleitoral

No último dia 30 de outubro encerram-se, de fato, as campanhas para as eleições às prefeituras do país. Em nossa cidade, Maceió, a campanha do prefeito reeleito, Rui Palmeira, fez sucesso e grudou na cabeça do pessoal. Quem é o profissional responsável por esse tipo de campanha e o que é mais importante durante essa etapa? O profissional que cuida e monta a campanha dos candidatos nas eleições são os maketeiros. No entanto, precisamos deixar claro que o marketing político e o marketing eleitoral, e ela é crucial para a campanha. Primeiro, o marketing político. Ele é permanente e está ligado a formação da imagem do candidato a longo prazo. Segundo o site Eleitor Online, “o objetivo em um primeiro momento compatibilizar o discurso com os anseios do eleitorado e tornar a pessoa conhecida de um número cada vez maior de eleitores na sua área de influência, de forma a conquistar o apoio destes eleitores para suas ações políticas e eleitorais”. Já no marketing eleitoral, o foco...

Mesa de debates - JARP 2015

Klebson Candido O Centro de Convenções e de Exposições Ruth Cardoso contará com uma programação voltada à comunicação. É a II Jornada Alagoana de Relações Públicas (JARP), que acontece durante a Bienal do Livro e promete reunir alunos, docentes e profissionais da área. A JARP 2015 reúne em sua programação palestra, conferência, oficina e mesa de debates que dará o ponta pé inicial à 2ª edição da “Jornada”. “Os participantes poderão conferir um amplo debate sobre as Relações Públicas e as perspectivas para a profissão, uma vez que teremos representação da academia, do mercado e das instituições de classe, além disso, os estudantes trarão suas experiências”, disse Adriana Thiara Oliveira, docente do Instituto Federal de Alagoas e mediadora do debate. Sobre a realização da JARP durante a Bienal do Livro, a docente do IFAL disse ainda: “Estamos finalizando as celebrações do Centenário das Relações Públicas. Em 2014, quando fizemos a JARP , fizemos para abrir o ano do centenário, a...