Pular para o conteúdo principal

Marketing Político x Marketing Eleitoral

No último dia 30 de outubro encerram-se, de fato, as campanhas para as eleições às prefeituras do país. Em nossa cidade, Maceió, a campanha do prefeito reeleito, Rui Palmeira, fez sucesso e grudou na cabeça do pessoal. Quem é o profissional responsável por esse tipo de campanha e o que é mais importante durante essa etapa?
O profissional que cuida e monta a campanha dos candidatos nas eleições são os maketeiros. No entanto, precisamos deixar claro que o marketing político e o marketing eleitoral, e ela é crucial para a campanha.


Primeiro, o marketing político. Ele é permanente e está ligado a formação da imagem do candidato a longo prazo. Segundo o site Eleitor Online, “o objetivo em um primeiro momento compatibilizar o discurso com os anseios do eleitorado e tornar a pessoa conhecida de um número cada vez maior de eleitores na sua área de influência, de forma a conquistar o apoio destes eleitores para suas ações políticas e eleitorais”.
Já no marketing eleitoral, o foco é unicamente criar estratégias para que o candidato seja eleito. Segundo Eloá Muniz, ele “abrange todas as técnicas de comunicação disponíveis no mercado, iniciando-se por um trabalho de pesquisa e sondagem, que irá nortear a construção da espinha dorsal da comunicação eleitoral como um todo e do projeto de marketing político”.
Agora que sabemos a diferença, não é difícil entender a importância do profissional do marketing no mundo político. A curto ou longo prazo, são eles quem arquitetam as campanhas que nós vemos e ouvimos durante o horário e dias de campanhas eleitorais.

E aí, não está entendendo nada do porquê de estar falando sobre isso? É simples! A III Jornada Alagoana de Relações Públicas está organizando o evento “Francamente... O que falar das eleições?!” Nele, nós vamos discutir os resultados das eleições das principais cidades do estado, com mesa redonda composta por profissionais das áreas de ciência política, marketing e comunicação. Esperamos você no próximo dia 12 de novembro na Sala de Formação, do Maceió Shopping, a partir das 10h! 

Você é nosso convidado!

Por Letícia Cardoso - Acadêmica de Jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa de debates - JARP 2015

Klebson Candido O Centro de Convenções e de Exposições Ruth Cardoso contará com uma programação voltada à comunicação. É a II Jornada Alagoana de Relações Públicas (JARP), que acontece durante a Bienal do Livro e promete reunir alunos, docentes e profissionais da área. A JARP 2015 reúne em sua programação palestra, conferência, oficina e mesa de debates que dará o ponta pé inicial à 2ª edição da “Jornada”. “Os participantes poderão conferir um amplo debate sobre as Relações Públicas e as perspectivas para a profissão, uma vez que teremos representação da academia, do mercado e das instituições de classe, além disso, os estudantes trarão suas experiências”, disse Adriana Thiara Oliveira, docente do Instituto Federal de Alagoas e mediadora do debate. Sobre a realização da JARP durante a Bienal do Livro, a docente do IFAL disse ainda: “Estamos finalizando as celebrações do Centenário das Relações Públicas. Em 2014, quando fizemos a JARP , fizemos para abrir o ano do centenário, a

100 anos de Relações Públicas no Brasil e os desafios em Alagoas

Klebson Candido Com o tema “Perspectivas para as Relações Públicas em Alagoas”, a II Jornada Alagoana de Relações Públicas (JARP), idealizada pelo Grupo de Pesquisa de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - CORPs-UFAL trará uma programação voltada à comunicação ao Centro de Convenções e de Exposições Ruth Cardoso, durante a 7ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, dia 29 de novembro, das 9h30 às 17h, na sala Pajuçara. A coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas, Sandra Nunes, que estará na mesa de debates da JARP falou ao blog sobre os desafios dos profissionais e estudantes em Alagoas no ano em que se comemora 100 anos de atividade de Relações Públicas no Brasil. “O maior desafio é construir uma identidade como profissão sólida. Alagoas ainda não sabe o que é Relações Públicas. Não sabe o que faz esse profissional. Temos uma grande tarefa”, disse. Para Sandra Nunes, a importância da consolidação da Jornada Alagoana d

OFICINA DE GESTÃO DE EVENTOS

Ontem, dia 3 de outubro, a Jornada Alagoana de Relações Públicas realizou o primeiro evento do ano, a Oficina de Organização de Eventos. Realizado no bloco de Comunicação Social (COS), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve início às 19h e contou com três convidados.                    Apresentados pela Professora Adriana Thiara, os palestrantes foram: Fabiano Said, gerente da empresa PromoSix; Valéria Alves, professora do Ifal dos cursos de Turismo e Hotelaria; Drica Cerqueira, formada em Jornalismo pela Ufal.             A primeira a falar foi Valéria - formada em Relações Públicas e mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Federal do Ceará - conversou com os participantes sobre eventos acadêmicos; Depois, Drica Cerqueira - formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e fez três cursos nas áreas de eventos e cerimoniais, fundadora da empresa Lumiar - deu ênfase na organização de casamentos; O último a falar foi Fabia